Jornal Aliança

Seja bem-vindo ao Jornal Aliança!
Nesse espaço, nossos jovens jornalistas desenvolveram e criaram um jornal com as perspectivas de sua comunidade, podendo vivenciar a experiência de um profissional da área.
A coleta de notícias da localidade foi o foco que motivou a escrita das matérias contidas no Aliança.
Confira todo o material produzido pela e para a comunidade!
Caça ao leitor
#EraUmaVez
Por Leonardo Borges e Sabrina Mantovany
Foi realizada na Escola Estadual Professor Inácio Castilho no dia 24 de junho, uma enquete para levantar o índice de alunos que leem livros frequentemente fora da escola, abordando questões referentes a leitura e aos livros mais lidos atualmente. A pesquisa possui o objetivo de mostrar a necessidade de incentivar os estudantes à leitura dos livros pertencentes a biblioteca da escola, já que não foi mencionado nenhum livro pertencente a coletânea.
Na pesquisa realizada, os livros mais lidos atualmente pelos alunos são:
-
A Bíblia
-
A Culpa é das Estrelas
-
Harry Potter
-
Garota Exemplar
-
A trilogia de 50 tons de cinza

Nossas matérias:




No ano de 2014 houve uma feira de livros incentivando a leitura dos clássicos nacionais, porém nesse ano não houve nenhuma atividade envolvendo leitura, exceto os resumos pedidos pela professora Marcia David.
Seria importante a volta dessa feira de livros neste ano e em conjunto o incentivo de mais professores em relação a leitura, não somente para as atividades em sala, mas para a contribuição de uma maior intelectualidade dos alunos.
Foto: http://www.jmais.com.br/

Interclasse já tem previsão de início
#PartiuBola
Por Leonardo Rocha e Marcelo Figueiredo
O projeto interclasse é o mais esperado pelos alunos e já tem previsão de início, mas algumas precauções precisam ser tomadas para que o campeonato ocorra.
Em uma entrevista com a Vice-Diretora, Maria Goreth, ela nos contou que prevê a chegada de matérias de esporte como redes para traves, bolas e que se tudo ocorrer no prazo correto, a interclasse ocorrerá no início de outubro.

O aluno Augusto, estudante da classe 2ºC, afirma que sua sala está ansiosa e motivada para o início do campeonato. A surpresa maior é a parceria com a instituição de esportes SESI, que propôs a realização do jogo final em sua principal quadra de esportes.
Foto: Camila Custódio
Trocas culturais
#Intercâmbio
Por Camila Custódio
Os alunos da escola Estadual Professor Inácio Castilho, no bairro Santa Luzia, estão recebendo constantemente a visita de vários intercambistas. Flávio Muniz é o idealizador da ONG Missão Escola da Vida que traz estudantes de outros países para a comunidade.
O objetivo desse projeto é fazer uma troca cultural de ambas as partes, tanto dos intercambistas que aprendem a língua e o costume dos estudantes, quanto dos alunos que tem a oportunidade de ter aulas gratuitas sobre a cultura e a tradição dos estrangeiros. Essa interação acontece lá na ONG, localizada no bairro São Jorge e está aberta ao público em geral.


A aluna Camila Custódio e o intercâmbista Clarence Lee, da Coreia do Sul.
Foto: Natália Spolaor

Fachada da Escola E. P. Inácio Castilho
Governo de Minas realiza pacto com
escola de Uberlândia
#Investimento
Por Leandro Rocha
Um pacto foi firmado entre o Governo de Minas Gerais e a Escola Estadual Professor Inácio Castilho, visando ser mostradas as atividades de releitura feitas nas salas de aula dos terceiros anos do Ensino Médio.
As atividades realizadas em sala serão levadas pela professora Renata para que os trabalhos sejam visualizados pelos coordenadores e governadores.

Para Sérgio, professor da disciplina de história, este pacto será importante, porque aumentará a visibilidade da instituição no meio estudantil, pois a mesma está sendo esquecida pela população e pelos políticos da área estudantil.
A intenção desse projeto é que o Governo se atente a um diferencial das atividades escolares e que possa investir mais na educação desta instituição.
Caminhando para o futuro
#Indecisões
Por Camila Custódio
O terceiro ano do Ensino Médio é uma fase de escolhas e decisões que refletirá no futuro de cada estudante. É geralmente nesse período que muitos escolherão a profissão que vão exercer durante sua vida. Sendo assim, é necessário que o jovem aja com muita responsabilidade e maturidade, que muitas vezes alguns não possuem devido à fase em que se encontram.
Foto: Shutterstock.com



Nessa época é comum que adolescentes estejam em dúvida quanto à instituição e curso que irão ingressar e cursar. Entretanto, alguns estudantes não pretendem cursar o Ensino Superior. De acordo com uma pesquisa realizada com os alunos do terceiro ano B da Escola Estadual Professor Inácio Castilho, cerca de 21% dos alunos que se encontravam em sala de aula no dia 24 de Junho afirmaram que não possuem intenção de fazer faculdade.
Essa pesquisa revelou algo não tão favorável e que pode acarretar alguns problemas, bem como a dificuldade em encontrar emprego. Portanto, para que os jovens não se sintam frustrados no futuro é preciso que todos façam o que gostam, assim independentemente de ter ou não ter uma faculdade, exercerão a sua profissão com excelência.
Alunos em prol da escola
#UnidosVenceremos
Por Marcelo Figueredo
Alguns alunos da Escola Estadual Professor Inácio Castilho estão preocupados com a infraestrutura da escola e a falta de acessibilidade nesse local. A instituição não possui rampas de acesso no andar superior, banheiros adaptados e não apresenta um piso emborrachado para a locomoção de deficientes visuais.
Em uma entrevista com a vice-diretora do colégio, Maria Goreth, ela afirma que sente
a falta de apoio da comunidade e dos vere-

adores do bairro, pois muitos planejam projetos para escola mas, eles não saem do papel.
Em contrapartida, a escola melhorou bastante com novos projetos em muitas áreas.
Pátio da Escola E. P. Inácio Castilho
Foto: Clarice Rodrigues

Portas abertas a cultura
#IntervalosCulturais
Por Leonardo Borges e Sabrina Mantovany
A Quinta-feira cultural é um projeto idealizado na Escola Professor Inácio Castilho, desenvolvido pela professora Flaviane, possui o objetivo de integrar a cultura no ambiente escolar, dando espaço para que os alunos expressem seus talentos por meio de peças teatrais, musicas, danças, entre outras apresentações. Apesar do apoio dos estudantes quanto a idealização do projeto, há alguns problemas na infraestrutura do evento, não possuindo sonoplastia e um espaço físico insuficiente para outras atividades artísticas. A atração acontece quinzenalmente durante o intervalo e conta com a participação dos membros da escola.
Bullying nas escolas
#DigaNão
Por João Vitor
O bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, podendo ser verbal ou/e física, feita continuamente, por um grupo ou apenas uma pessoa. Segundo especialistas, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social.
A princípio pode parecer inofensivo, mas pode afetar emocionalmente e fisicamente o alvo da ofensa, tendo por consequência atitudes como isolamento e queda no rendimento escolar, doenças psicossomáticas e alteração de personalidade. Assim fica o alerta para os responsáveis observarem seus filhos, amigos ou parentes. Procure ajuda. Não deixe que o pior aconteça a quem você ama.
Uma semana para educar
#IssoMudaOmundo
Por Leonardo Borges e Sabrina Mantovany
A semana de educação para a vida é um projeto que ocorre em algumas escolas públicas na cidade de Uberlândia. É destinada uma semana para a prática de oficinas culturais, políticas e de inclusão social, oferecendo respectivamente atividades como: produção de mascaras, amostras de filmes e coral, discussões sobre o meio ambiente e temas etnoraciais, atividades que possibilitam a interação de deficientes visuais por meio do futebol. O projeto acontece no horários das aulas e conta como trabalho avaliativo para incentivar a participação dos discentes.

Foto: Portal Uipi - TV Vitoriosa
Por um parque mais verde
#MeioAmbiente
Por Leonardo Borges
O bairro Santa Luzia possui em seu território uma extensa área de vegetação nativa, o Parque Santa Luzia, onde se localiza a nascente do córrego lagoinha. Este possui vários problemas ambientais gerados pela ação humana, provocado pelos próprios moradores do bairro que poluem o parque.
Estão sendo feitas obras para amenizar o impacto ambiental, mas somente essa medida não é suficiente, deve-se haver conscientização por parte da comunidade e mudança de hábitos que prejudicam a natureza do local.

Entrada do Parque Santa Luzia.
Lazer e saúde
#EsporteEvida
Por Camila Custódio
É realizado na cidade de Uberlândia pela Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) um projeto que visa elevar a qualidade de vida da comunidade e conscientiza-los sobre a prática de exercícios físicos, por meio de atividades e dança. As atividades ocorrem no Poliesportivo Santa Luzia, localizado na Rua Geraldo Abrahão, ginastica e zumba são uma das atividades oferecidas.
Ao lado voê confere os dias e horários de funcionamento.

Quadro de funcionamento da FUTEL.













